171 - Emagrecimento


EMAGRECIMENTO


Mais um post aqui sobre emagrecimento.
Quem acompanha o blog há algum tempo já sabe que sempre tento emagrecer. Não sou uma louca fissurada nisso, mas é incontestável o quanto minha disposição melhora quando estou me alimentando melhor e me exercitando.

Com a quarentena em abril, acabei ficando um pouco desleixada. É aquela história, né: quando não tem tempo, é porque não tem tempo, e quando tem tempo é porque?
Pois é, o resultado disso foi engordar quase tudo que emagreci no ano passado.

Assim, no início de maio, com a volta ao trabalho - meio período, decidi aproveitar a nova mudança de rotina para me regrar novamente.
Aqui vou contar como fiz desde a primeira semana até esse momento e que me fez perder 3kg.



IMPORTANTE: como falei no vídeo não tenho nenhuma experiência profissional como nutricionista ou educadora física, apenas estou compartilhando minha experiência de vida.

Primeiramente, busquei saber quantas calorias diárias eu poderia consumir e descobri a seguinte fórmula no canal SAÚDE NA ROTINA.
Taxa Metabólica Basal:
Mulheres: (10 x peso em kg) + (6,25 x altura em cm) - (5 x idade) - 161 = TMB
Homens: (10 x peso em kg) + (6,25 x altura em cm) - (5 x idade) + 5 = TMB

Descoberta a TMB, vamos multiplicar pelo nível de atividade física realizada diariamente:
- sedentários: x 1,2
- exercícios de 1 a 3 dias na semana: x 1,375
- exercícios de 3 a 5 dias na semana: x 1,5
- exercícios de 6 a 7 dias na semana: x 1,725
- atletas: x 1,9

Através dessa conta, descobri que se fizesse exercícios, pelo menos, 3x por semana eu poderia consumir diariamente 2.734 se quisesse manter o mesmo peso. Como minha intenção é emagrecer gradualmente, considerei consumir 2000 calorias diárias na primeira semana. Coloquei esse valor como máximo por dia, para ir acompanhando qual seria minha média semanal.
Conforme as semanas foram passando, fui baixando as calorias diárias. Atualmente, meu consumo máximo de calorias diárias (durante a semana) são 1.480 calorias.

Além disso, estou fazendo jejum intermitente que é algo que funciona muito bem para mim. No caso, eu não faço o café da manhã.
Comecei fazendo o jejum de 12 horas e semanalmente fui aumentando uma hora. Atualmente, estou fazendo o jejum de 18 horas, com 6 horas de janela de alimentação.

Quanto aos exercícios, tento fazer pelo menos 20 minutos todos os dias. Tem dias que realmente são mais chatos, ainda mais fazendo em casa, mas são importantes para manter o condicionamento. Comece com exercícios leves, durante pouco tempo, respeitando o seu corpo.
Aos poucos vá adicionando tempo. Algo que eu considero importante é: não invente moda. Faça exercícios básicos. Sem a ajuda de um profissional as chances de se machucar querendo fazer algo é muito grande.



Espero que tenha ajudado com as dicas, não sei se ficou muito confuso. kkk
Caso tenham alguma dúvida, podem me chamar no direct no insta que eu faço com vocês!



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