169 - Pequenas atitudes, grandes mudanças | Caroline L. Arnold


No início desse mês estava procurando por alguma motivação para gerar mudanças na minha vida e me deparei com esse livro. Mal podia acreditar em tudo que iria acontecer.
Sei que estou parecendo mais uma daquelas seguidoras fiéis ao descobrirem algo novo... E é como estou me sentindo. 

O livro traz uma premissa bem básica e que se paramos para analisar é tão boba que todos nós devíamos já saber. Mas ele traz algo que geralmente precisamos para começar a mudar: exemplos práticos de como fazer.

Pequenas atitudes, grandes mudanças da autoria Caroline Arnold, me fez transformar o meu mês de maio e com certeza ainda fará muito por minha vida. 
Abaixo a sinopse do livro:
"A executiva de Wall Street Caroline L. Arnold um dia percebeu que seu sucesso profissional não se refletia nas realizações pessoais. Quando decidia emagrecer, economizar dinheiro ou ser mais organizada, começava com entusiasmo e determinação, mas logo perdia a força de vontade. Se você se identificou, saiba que quase 90% das resoluções de autoaperfeiçoamento acabam em fracasso. Essas derrotas consecutivas podem fazer você tomar medidas cada vez mais drásticas para conseguir alguma mudança, mas, na verdade, é uma pequena atitude que lhe dará mais chances de alcançar seu objetivo. Esse livro apresenta o bem-sucedido sistema das microrresoluções – um conjunto de regras, modelos e exemplos que irá ajudar você a concentrar seu autocontrole em um comportamento específico até ele se tornar tão automático quanto amarrar os sapatos. Ao redirecionar o foco da sua força de vontade, você poderá ter êxito logo na primeira tentativa e verá o impacto que uma grande mudança pode ter na boa forma, nos relacionamentos, na carreira, na saúde, no sono, nos gastos, na organização e na pontualidade. Pequenas atitudes, grandes mudanças mostra que, enquanto a resolução tradicional promete recompensas a longo prazo, as microrresoluções funcionam porque os benefícios são imediatos, alterando nossa rotina e, em última análise, a nós mesmos. "Com fundamentos científicos e exemplos práticos, Caroline L. Arnold oferece poderosos conselhos para nos motivar a poupar mais, comer menos, manter a organização, aumentar nossa força de vontade e até mesmo cumprir nossas resoluções de ano-novo." – Adam Grant, autor de Dar e receber"

Sabe aquela ideia de separar uma meta grande em várias metas pequenas? É algo bem próximo disso, mas ainda assim diferente. Veja bem: se propor a caminhar todos os dias durante 30 minutos, pode parecer algo simples no início, mas que para alguém que não gosta de praticar exercícios ou está a muito tempo sedentário não será tão fácil assim. Agora, se você se propor a caminhar 30 minutos às quartas-feiras parece algo mais razoável, né? Aliás, é tão razoável, que você se sentirá envergonhado em arrumar desculpas para não fazê-lo.

Eu inclui duas microrresolições bem básicas no meu dia-a-dia que já fizeram uma diferença gigante no resto dos meus afazeres:
- arrumar minha cama assim que eu acordo: sim, eu era do tipo de pessoa que não vê utilidade em arrumar algo que logo irei desarrumar, porém, arrumar a cama pela manhã modificou completamente como levo o restante do meu dia. Ver minha cama tão arrumadinha acaba de forma inconsciente me impedindo de deixar o meu quarto bagunçado.
- guardar o meu sapato e blusa assim que chego na minha casa: eu sempre tive um sapato em cada cômodo e raramente sabia onde encontrar meu chinelo. Depois dessa microrresolução, meu subconsciente percebeu que é muito mais rápido guardar cada coisa em seu lugar assim que terminar de usar, do que sair arrumando tudo no final de semana. 

Aqui são alguns exemplos apenas.
Recomendo a todos que tiverem a possibilidade, que leiam esse livro!
(na internet você consegue em pdf gratuito - mas não fui eu que falei ok)


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