Economizando | Organizando o salário


Como já contei aqui nesse post faz alguns meses que comecei a anotar todos os meus gastos e como isso mudou minha relação com o dinheiro! Mês a mês eu consigo perceber quais são minhas "fraquezas", além disso, consigo perceber em qual período do mês tenho tendência a gastar mais.

Pensando nisso, comecei a testar formas de planejar o meu salário desde o dia que ele chega em minhas lindas mãos até o começo do outro mês.

O método básico de planejamento do salário que estou usando no momento é:
SALÁRIO - 10% POUPANÇA - CONTAS FIXAS - CONTAS VARIÁVEIS

A POUPANÇA pode ser colocada em qualquer lugar: poupança, investimento, etc. O importante é retirar esse valor assim que o seu salário cai na conta - se necessário já deixe uma retirada programada para não correr o risco de não fazer.

AS CONTAS FIXAS são aquelas que você sabe que tem todo mês, como por exemplo, aluguel, parcela da casa, seguro, etc. Como eu não tenho essas despesas fixas, considero água, energia, gás, netflix, conta de celular, internet, pois todo mês vem praticamente o mesmo valor. Minha dica é: se conseguir colocá-las todas na mesma data de vencimento ou bem próximas, isso facilita bastante.

AS CONTAS VARIÁVEIS são aquelas que vão variar de acordo com o seu próprio consumo. Aqui incluímos aqueles almoços não planejados, saídas para balada e extras.

Clicando aqui você tem acesso à um modelo de planilha da Bm&Bovespa que é bem completo e fácil de preencher.

Até o momento tem dado muito certo. Esse mês quero começar a usar o método do ME POUPE e nos próximos meses conto como está sendo minha experiência.

Até breve,
Fran Scandolara

Gosta de conteúdos assim? Clique aqui!

Queridinhas dos Seguidores

Compras x Destralhe | Julho 2018

Pensamentos | "Bruta não, mal domada"

Pensamentos | Dia dos Pais