Minimalismo | Minimalismo x Destralhe ♥



Oi, gente!


Não sei se com vocês também é assim, mas eu faço o destralhe e ainda demoro um tempo para realmente tirar os itens da minha casa. Os livros, por exemplo, estão em um canto, na esperança de serem vendidos para alguém – mesmo eu não os querendo mais na minha estante, alguns títulos são bons e não deveriam simplesmente ser “jogados fora”.  Com os calçados acontece a mesma coisa. Percebo que isso ocorre tanto por preguiça em realmente me livrar de tudo quanto por ficar esperando alguma recompensa com esse destralhe.

Não tem sensação melhor (exagero, até deve ter) do que a que eu sinto enquanto estou conseguindo destralhar. Aquele sentimento de estar finalmente colocando sentimento em tudo o que eu tenho é maravilhoso. O problema não é decidir o que fica. O problema é resolver o que fazer com o que vai... 

Doar, vender, jogar fora? 

A menos que o item esteja completamente impossível de usar, acho péssima a ideia de jogar algo fora. Nem tanto pelo dinheiro que foi gasto ali, mas principalmente pelo fato de me sentir culpada de acumular ainda mais lixo no planeta. Ainda que doar não seja tão complicado, também fico pensando se não estou apenas empurrando tralha para a casa de outra pessoa. Vender também é algo que demanda tempo – ou para encontrar bazares e sebos, ou para esperar que alguém na internet se interesse pelo seu item.

E justamente quando faço esses destralhes é que percebo ainda mais a importância do consumo consciente. Além da preocupação com o futuro do planeta quando compramos algo que iremos nos livrar pouco tempo depois – às vezes em perfeito estado, temos um desperdício de dinheiro e de algo ainda mais valioso: tempo!
Nos últimos meses tenho evitado comprar de imediato. Sempre busco pensar sempre no futuro, se ainda vou utilizar, continuar gostando. Se realmente fará diferença em minha vida.
Convido você a fazer o mesmo.

Até breve,
Fran Scandolara

Veja mais conteúdos como esse aqui.

Queridinhas dos Seguidores

Filme | Extraordinário

Minimalismo | Eu sou minimalista?

Economizando | Como anotar todos os gastos me ajudou