Minimalismo | Seu futuro pode ser agora ♥

Antes de qualquer reflexão da minha parte, leia o conto abaixo.



"Um grande investidor americano estava tirando suas tão sonhadas férias na costa mexicana quando um simples pescador começou a ancorar seu barquinho retirando os peixes frescos que havia pescado naquela tarde.

O empresário, impressionado pela qualidade dos peixes questionou o pescador, perguntando se ele havia demorado muito para pescá-los. O mexicano gentilmente respondeu que isso era tarefa fácil e em algumas horinhas era possível conseguir esses peixes. Com essa resposta, o americano ficou sem entender: “por que você não ficou mais tempo no mar e pescou mais peixes?”

– Bom, senhor, eu durmo até tarde com minha esposa, pesco um pouco, brinco com meus filhos, tiro um cochilo após o almoço, ao anoitecer vou ao vilarejo saborear um vinho e tocar violão com meus amigos. Tenho uma vida cheia e ocupada!

O americano, com sua visão empreendedora, logo sugeriu ao pescador:

– Eu, como um grande investidor, vou ajudá-lo. Fique mais tempo no mar para pescar mais peixes. Assim, você aumentará o número de peixes vendidos e conseguirá comprar um barco maior. Com os novos rendimentos, será possível comprar outros barcos e até montar uma frota. Em vez de ter apenas uma banquinha de peixes, você conseguirá vender diretamente para grandes processadores e, eventualmente, criar sua própria indústria. Ah, e antes que eu me esqueça, será preciso você deixar a costa mexicana para conseguir tocar o negócio numa grande cidade.

O pescador, muito curioso sobre essa visão, começou a fazer algumas perguntas sobre o negócio:

– Mas, senhor, quanto tempo vou demorar para conseguir tudo isso?

– De 15 a 20 anos.

– Mas, e depois?

O americano deu uma risada e respondeu:

– Essa é a melhor parte. No momento certo, você anunciará um IPO, venderá sua ações na Bolsa de Valores e ficará muito rico. Você poderá ganhar milhões!

– Milhões, senhor? Hum, e depois?

Então, nessa última pergunta, o americano um pouco desajustado, responde:

-Depois? Bom, depois você irá se aposentar. Você poderá se mudar para uma pequena vila de pescadores no litoral, dormir até tarde com sua esposa, pescar um pouco, passear durante a noite no vilarejo e encontrar seus amigos, para saborear um vinho e tocar violão."

Engraçado ou triste? Não sei, mas reflete uma realidade bastante comum. Vivemos nosso presente idealizando um futuro que pode não chegar ou quando chegar não ser como imaginávamos. 
Desperdiçamos nossos dias tentando acumular riquezas e bens para que no futuro possamos desfrutar de momentos de tranquilidade e estabilidade.
Não tenho dúvida de que o minimalismo e o estilo de vida simples, me fizeram enxergar que não preciso de tanto para viver e que o meu futuro calmo e feliz pode ser apreciado agora, ainda que em pequenas doses.

Pense nisso.

Queridinhas dos Seguidores

Compras x Destralhe | Setembro 2.018

Pensamentos | Dia dos Pais

Favoritos do Youtube | Setembro 2.018