Economizando | Como reduzir seu consumo de plástico com 3 dicas simples ♥

Oi, gente!

Não sei se vocês já pararam para pensar no quanto consumimos de plástico diariamente: aquele cafézinho na padoca, a garrafinha de água ou refrigerante no meio da tarde, sem contar as formas em que nem percebemos que o que estamos utilizando é de plástico...
Eu estou longe de ser a pessoa mais eco do planeta, mas de uns tempos para cá comecei a prestar mais atenção no meu consumo e consegui reduzir o mesmo de maneiras tão simples que decidi compartilhar com vocês.

Use refil
  Eu gosto de usar sabonetes líquidos. A marca que eu uso tem a embalagem convencional (que é a que a maioria compra, aquela de plástico mais durinho) e também tem a opção de refil. Depois de um tempo em que eu substituía sempre a embalagem convencional, decidi mudar. Guardei uma delas e comecei a utilizar o refil. A redução no preço não é tão significante, porém na própria embalagem vem escrito que o refil tem uma redução de 70% de plástico em comparação com a convencional.
Não são só sabonetes que têm a opção de refil, então sempre que possível dê preferência à esses produtos. O produto dentro da embalagem é o mesmo, afinal e se você se incomoda em usar direto do refil, compre uma embalagem convencional e depois a reuse com o conteúdo dele.

Use seus próprios copos e garrafas
Se no seu trabalho tem um bebedouro ou filtro, comece a levar o seu copo ou garrafa de casa. Dessa maneira você evita ficar gastando copos descartáveis. Mesmo que você use apenas um copo durante todo o dia, no final de um ano isso significa pelo menos 300 copos descartáveis. 
O mesmo vale para garrafas: que tal levar uma na bolsa? Dependendo o lugar que for, você pode aproveitar o bebedouro para encher a sua e não comprar outra garrafinha.

Use ecobags ou reutilize sacolas
Vou ser bem sincera, não gosto de utilizar ecobags, apesar de ser uma ótima solução para não usar sacolas plásticas. Sabendo disso, busquei uma outra solução para esse problema e encontrei a seguinte: quando possível coloco o produto que comprei diretamente na minha bolsa, quando não cabe ou vai sujar a bolsa, pegar cheiro de alguma maneira, utilizo uma sacola plástica que já está comigo na bolsa. Ocupa zero espaço e depois de utilizar é só chegar em casa, guardar o que comprei e voltar a sacolinha para dentro da bolsa.

Sei que as três dicas parecem até bobas de tão simples, mas muitas vezes na correria do dia acabamos não colocando-as em prática. 
Temos que procurar sempre lembrar que o que parece pouco quando feito por uma única pessoa, pode ter um impacto grande quando feito em conjunto. 

Como você reduz seu consumo de plástico? Me conta!

Até breve,
Fran Scandolara   

Queridinhas dos Seguidores

Pensamentos | "Bruta não, mal domada"

Pensamentos | Dia dos Pais

Compras x Destralhe | Setembro 2.018