Os 7 R's da Moda Sustentável

Oi, gente!


Faz algum tempo que não assisto TV em casa, meu entretenimento basicamente está entre o Netflix e o Youtube. Já indiquei alguns canais de minimalismo que eu acompanho e foi em um desses que me inspirei para compartilhar esse post com vocês. 
Adoro o conteúdo da Luiza Ferro. Ela fala sobre minimalismo voltado - não só, mas principalmente - para a moda. E nesse vídeo ela explica os 7 R's da Moda Sustentável que aprendeu em um curso no Canadá - que é onde ela mora. 



7 R's da Moda Sustentável
 (estão em inglês, porém a traduzindo praticamente são 7 R's também)

REDUCEREDUZIR
Acredito que seja a principal preocupação do minimalismo e da sustentabilidade: reduzir o consumo. Com a redução progressiva do consumo as marcas (ainda que lentamente) começarão a perceber o novo perfil de consumidores e a trabalhar com menos desperdício, peças não descartáveis e com foco na qualidade.

REUSE ♥ REUTILIZAR
Quando for comprar, priorize por peças de segunda mão. Se na sua cidade não tem brechós, na internet tem várias lojinhas como a enjoei e no facebook também vários grupos de trocas e vendas. Aqui o foco é utilizar peças que já estão ali prontas e já deixaram sua marca no meio ambiente quando foram produzidas.

RECYCLE ♥ RECICLAR
Reciclagem de tecidos é muito complexa, ainda mais no Brasil onde uma boa parte das cidades sequer coleta seletiva têm. Quando as peças não são feitas de um único tecido, o processo é ainda mais díficil. Além de que, é importante lembrar, que para reciclar também é necessário causar um impacto no meio ambiente. Então, não pense em comprar suas roupas com a falsa ideia de que qualquer coisa eu mando para a reciclagem.

REPURPOSE ♥ RENOVE
 Transforme suas peças em novas peças. Calças em shorts, vestidos em saias e blusas, uma camiseta em um cropped. Use a imaginação! Se não tiver habilidades, assim como eu, recorra à uma costureira. A internet está cheia de DIY's ensinando a fazer transformações.

REPAIR ♥ REPARE
Sabe aquela blusa que perdeu um botão? Aquela camisa que a gola está descosturando? Então, porque se desfazer de uma peça que você ama? Mande em uma costureira.

RESEARCH ♥ PESQUISE
Como consumidores devemos buscar informações do que estamos comprando. O quanto essa empresa agride o meio ambiente, quais marcas se preocupam com os impactos ambientais e sociais, etc. No vídeo ela indica dois APPs:
  • MODA LIVRE: app brasileiro que monitora marcas como C&A, Centauro, Hering, etc. 
  • GOOD ON YOU: app gringo que monitora marcas em geral.
RENT ♥ ALUGUE
Esse tópico, no meu caso, seria mais para roupas específicas para festas, casamentos, formaturas, etc. Eu tenho um vestido que uso em todas as ocasiões, sem problemas - até porque não são frequentes. Mas se você não gosta de repetir roupas nos álbuns, que tal procurar lojas de alugueis ou aquela amiga que usa o mesmo tamanho que você?

DICAS BÔNUS
REPEAT ♥ REPITA
Gostaria de saber quem inventou isso de não poder repetir roupa? Se eu tenho essa peça no meu guarda-roupa é porque eu amo ela, então qual a razão para não usá-la muitas vezes? Sério, gente! Já passou da hora disso acabar...


Espero que vocês tenham gostado desse post e que utilizem de inspiração na vida de vocês.
Visitem o canal da Luiza, vão encontrar muitos assuntos interessantes.

Se você gostou desse post, pode gostar desses aqui também!

Aproveite e conheça meu facebook, meu instagram e meu Google+

Até breve,
Fran Scandolara  

Queridinhas dos Seguidores

Minha descoberta na loja Toque a Campainha

Alongamento de cílios: eu testei e conto tudo aqui