Oi, gente!
Essa metrópole possui uma quantidade enorme de área verde, muitas atrações voltadas para arquitetura e cultura, uma incrível diversidade gastronômica e uma vida noturna bastante agitada.
Se você tiver pouco tempo, o roteiro mais abaixo vai ser perfeito para você já que dá para fazer em um dia. Mas, se você tiver pelo menos dois dias, não posso deixar de sugerir o passeio maravilhoso de trem entre a capital e a cidade de Morretes. Se assim como eu, você curtir uma cervejinha, se programe para ir em uma das quatro ou cinco vezes em que acontecer o Beer Train, que engloba alguns vagões específicos do trem. Além de contemplar as belíssimas paisagens da Serra do Mar, você também vai poder degustar cervejas artesanais e aprender a harmonizá-las com queijos e pães.
Mas, como disse, o post hoje é para quem dispõe de apenas um diazinho em Curitiba e não sabe por onde começar. Dá para ver e fazer bastante coisas se o tempo for bem aproveitado.
Um ótimo lugar para começar o seu dia de passeio, já que é marca registrada de Curitiba.
O Jardim Botânico foi inspirado nos lindos jardins franceses e lá podemos destacar os jardins geométricos e a estufa de estrutura metálica - que nos remete ao Palácio de Cristal londrino do século 19. Vale visitar também o Jardim das Sensações, onde os sentidos são despertados e aflorados através de plantas com diferentes formas, texturas e aromas.
Já que o tempo é curto vamos unir, literalmente, a fome com a vontade comer. O Mercado Municipal é um tradicional centro gastronômico da capital curitibana. São frutas, especiarias, pescados, queijos, ervas, carnes exóticas, vinhos, conservas, doces, temperos... Além dessa "pequena" lista de comidinhas, você ainda pode visitar as lojinhas em que vai encontrar desde artigos de decoração e lembrancinhas até serviços como cabeleireiro, por exemplo.
Nessa região você vai encontrar algumas das edificações mais antigas da cidade: Casa Romário Martins e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, por exemplo. Você pode começar o passeio pela Praça Tiradentes (onde se encontra a Catedral de Curitiba). Ali por perto estão também o Relógio das Flores, o Palácio Garibaldi, o Solar do Rosário, o Paço da Liberdade e o Museu Paranaense.
Do alto das quase 110 metros de altura da Torre Panorâmica você tem uma vista 360º maravilhosa de todo o destino.
![]() |
TORRE PANORÂMICA |
Único museu com forma de olho no mundo, não pode deixar de ser visitado. Se você é apaixonado por arte, não pode deixar de admirar a criatividade de Niemeyer. São esculturas, quadros e obras que exploram o design e artes visuais, que acabam disputando a atenção enquanto se percorre as galerias. Dali você ainda pode visitar até a famosa Ópera de Arame ou finalizar a noite com chave de ouro no bairro Santa Felicidade, região gastronômica com aproximadamente 350 opções de restaurantes.
Esse roteiro é uma ótima pedida para aqueles feriados que caem no sábado ou para quando você quer fazer um bate e volta durante o final de semana.
Alguma dica? Deixe nos comentários, vou adorar saber.
Até breve,
Fran Scandolara
Talvez você também se interesse por esses posts aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário