Pensamentos | Aparência x Felicidade - Qual a relação?

Oi, gente!


Que toda pessoa está vivendo em busca da felicidade (e se não está, deveria estar), nós sabemos.
Mas, o quanto a nossa aparência influencia na nossa felicidade?
Por trás da minha personalidade bem resolvida é claro que eu ainda me importo com a minha aparência. Não sou daquelas que só sai de casa se estiver toda trabalhada na beleza, mas gosto de me cuidar. Estar bem com o meu reflexo no espelho é importante para mim.

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, chegou à seguinte conclusão sobre a relação entre aparência e felicidade:
  • Pessoas vistas como "mais atraentes" do que a média pela sociedade são mais saudáveis, mais bem sucedidas, ganham mais dinheiro e possuem uma vida social mais ativa. Por isso, acabam sendo mais felizes. 
  • A beleza afeta mais as mulheres do que os homens (acredito que se deve ao fato de nós mulheres sermos mais influenciadas pela mídia com modelos "ideais" de beleza, como a barriga trincada da Pugliesi).
  • As pessoas que se consideram bonitas, que se aceitam como são e estão satisfeitas com a sua aparência, mesmo não se encaixando no "ideal" de beleza, também são mais felizes (ebaaa! Tô nesse grupo o/)
Com as informações dessa pesquisa temos um fato muito importante: É IMPORTANTE SE ACEITAR! 
Não eu não estou te falando para se aceitar como é e simplesmente deixar de se cuidar. Muito pelo contrário! Aprenda a se amar. Quem ama, cuida (clichê mais clichê de todos os tempos, mas isso é real). 
No final das contas a nossa percepção em relação à nossa própria aparência é tão ou mais importante do que ter nascido "bonita".

Nós temos a terrível mania de ficar nos comparando com outras pessoas. É claro que é muito bom saber se criticar e buscar melhorar, mas fazer isso 100% do tempo não vai te fazer bem. Minha principal dica para aprender a se aceitar é SE CONHEÇA. Descubra o que realmente te faz bem. Você sente bem com maquiagem? Qual corte de cabelo você gosta em você? Que roupa você veste que te faz se achar maravilhosa? 
Autoconhecimento é fundamental! Depois que se conhecer, se algo estiver te deixando infeliz na sua aparência, mude! Mudar para se sentir melhor não é um problema, desde que seja para se sentir melhor e não para se encaixar em algum parâmetro de beleza.

Deixo agora pra vocês algumas fotos minhas e das mudanças que já tive na minha aparência. <3

DEZ/13

AGO/14

OUT/15

MAR/16

OUT/16

MAR/17

E você? Acha que aparência influi na sua felicidade?

Até breve,
Fran Scandolara

33 comentários:

  1. Realmente, se aceitar é essencial para ser feliz! Todos temos nossas inseguranças. Mas é importante saber que isso não pode influenciar na nossa felicidade.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que se aceitar é o primeiro passo para as pessoas te aceitarem. Eu desde muito cedo pratiquei esportes, dança e trabalhava como modelo, era daquelas magrelas que comiam o mundo mas não engordavam. Tive que fazer um tratamento para anemia com uns 22 anos e de 48 kg pulei para 58 kg, até aí aceitável, dentro do meu peso, mas não parei de engordar e cheguei a 70 kg, mas sentia vergonha de mim, não conseguia colocar shorts nem vestidos, adotei a moda da calça cargo e camiseta, vi que precisava mudar, porque eu não me aceitava, não só por ter engordado, mas sim por tudo que envolvia aquilo. Precisa me "curar" emocionalmente e foi ai que passei a me alimentar melhor, fazer exercícios, não tanto quanto antes, porque agora era adulta, tinha emprego integral, faculdade a noite e me restava pouco tempo, me exercitava pelo menos 3 vezes por semana e hoje me aceito como sou, uma estria ali, uma celulite aqui, mas bem resolvida emocionalmente, o que faz me sentir muito bem ao me olhar no espelho. Hoje 10 kg mais magra, mas com o pensamento de que eu me aceito pelo que sou e pelo que quero ainda ser e não pelo que a sociedade impõe. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Acho que se amar é o primordial, as vezes é difícil se aceitar, ou aceitar algo em nós, eu mesma passo por isso de vez em quando. Acho que quando a gente se ama as coisas fluem mais, ter autoconfiança é tudo, uma auto estima lá em cima muda o dia, muda a vida! Adorei o post, isso aí temos que nos aceitar como somos, sem ligar para o que as pessoas dizem a nosso respeito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fran!
    Exatamente esse é o ponto: aceitação! Você é linda em todos os seus estilos e época. O importante também é o sorriso no rosto.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  5. Também faço parte do terceiro grupo rs. Concordo com você, é muito importante se aceitar, se amar exatamente do jeito que é. E amei suas fotos, você é linda e acredito que quando estamos satisfeitos com nossa aparência ficamos sim mais felizes.

    ResponderExcluir
  6. Não acho que necessariamente isso influencie na felicidade, mas com certeza pode influenciar na INfelicidade. Nada pior do que baixa autoestima, não é? Digo por experiência própria hahahha Adorei o post, super bem escrito 😄
    By: Evy | atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Questionamento bem interessante esse. Acredito que a aparência influencia sim em como nos sentimos, na nossa felicidade e também na forma como vemos o mundo. Uma pessoa de bem consigo mesma, saudável, bem vestida, verá o mundo com outros olhos. Toda mudança começa pelo interior, se reflete no exterior e atinge as pessoas ao nosso redor, não há como evitar. Eu já fui gordinha e não gostava de mim daquele jeito, ficava com falta de ar, nenhuma roupa ficava legal, então foi um conjunto de fatores que me fez querer mudar...Hoje com 35kg a menos me sinto bem melhor, não por imposição da sociedade, mas porque eu não estava bem comigo mesma. Acho que é isso. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. O que mais importa é você se sentir bem, se sentir feliz. Sabemos que no mundo que vivemos a aparência conta muito, ainda vivemos esse preconceito, mas que temos que quebrar esse tabu

    ResponderExcluir
  9. Há diferença, sim senhora! Muito bom, força!

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito muito nisso. Temos que nos aceitar e amar como somos e sempre buscar nosso melhor. Costumo dizer que para amar outra pessoa plenamente precisamos primeiro saber nos amar( amor proprio). Amei o post, beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Parabéns pelo post 👏
    Não dá para viver de aparências, temos que nos aceitar e so assim seremos felizes de verdade.
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Você é linda em todas as fases!
    Gostei do post, parabéns.
    Infelizmente acho que a aparência influi um pouco sim na minha felicidade, mas isso é algo contínuo que tento mudar com o tempo...

    Beijo,
    Pietra
    eutemostro.com

    ResponderExcluir
  13. Que post lindo! Concordo contigo, quando voce se aceita é mais fácil de outros de aceitarem tbm, ou aprenderem a te engolir, haha. A beleza não vem de fora para dentro, mas sim o contrário! Amei as fotos, voce é linda! XOXO, Kakau

    ResponderExcluir
  14. Olá Fran, tudo bem?
    Amei o post! Super me identifiquei...rs. Acho que a aparência influência sim na nossa felicidade,pelo menos a minha, mas como você disse, temos que nos aceitar primeiro. Se aceitarmos como somos, o que vemos no espelho isso só nos fará bem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Realmente se aceitar é muito importante, e também é o meu grande problema, nunca me aceitei como eu sou, quando aceito, não dura mais que uma semana. Estou numa grande guerra interna comigo mesma, me olho no espelho e não gosto do que vejo, mas estou trabalhando isso por mim e pelas pessoas que me ama, porque eu sei que elas me apoiam.
    Adorei o seu texto e me fez refletir sobre mim.
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  16. Eu não acredito que a aparência defina felicidade de ninguém, a beleza um dia acaba e quem garante que haverá felicidade? Conhecer a pessoas por dentro em qualquer situação é o melhor caminho sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Moça, eu nem te conheço e já sinto orgulho <3

    ResponderExcluir
  18. Oi, Fran, tudo bom?

    Se a gente não se amar quem vai, não é mesmo, hehe?! Para mim, ter boa aparência é ser saudável; e saudável em todos os sentidos: mental e fisicamente. Como diz o ditado: mente sã corpo são, rs. E que poderia ser também: mente bonita, com bons pensamentos, corpo em ordem, haha.

    abraço!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Admito que ja tive muitos problemas com isso, pesava 60 kg e durante uma gravidez fui para 88 e não perdi nada depois, entrei em depressão, não queria sair de casa, num surto de raiva arranquei todas as minhas roupas do guarda roupa e dei pros outros, te digo que tentei ate o suicídio, ate que o medico pediu para eu pensar em algo que gostasse muito, e disse que gostava de muito de interagir com pessoas mas não pessoalmente, online, foi daí que surgiu meu blog, hoje confesso que superei meu trauma, meu medo e a depressão, não tenho vergonha da minha aparência e me sinto muito bem como estou, tenho 94 kgs não tenho vergonha de mostrar minha aparencia, amoooooo tirar fotos, amo me maquiar e amo sair em busca de looks bacanas para postar. www.estiloquemtem.com.br

    ResponderExcluir
  21. Muito bacana o texto, concordo com você pelo fato de temos que nós aceitar como somos, se não fizermos isso nunca seremos felizes, estaremos sempre atrás de algo que nunca iremos alcançar porque nos sentimos inferior. Creio que a aceitação é o principal caminho para a verdadeira felicidade ! Beijos

    Os Papos Femininos

    ResponderExcluir
  22. Acho que não é a aparência que define felicidade! O que define a felicidade é o que está dentro de nós! Aparência, por muitas vezes da uma levantada na autoestima e só.
    Adorei seu texto, beijos linda !

    ResponderExcluir
  23. Oi Fran, tudo bem?

    Nunca tinha parado para pensar o quanto a beleza influenciava na nossa felicidade, mas depois desse post vi que ambas praticamente andam juntas, e isto é meio que inevitável. Se aceitar realmente vai fazer bem para a pessoa, para o seu interior. Estou fora do peso e ainda tenho problemas com a minha aparência, não consigo me aceitar 100% e realmente isto afeta na minha felicidade. Pois muitas vezes desisto de algo que me faria feliz por causa disso. Eu adorei seu post, e acabou me influenciando e motivando! Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Ei Fran!
    Que texto maravilhoso menina, só li verdades viu?
    É preciso que a gente aprenda a se amar primeiro para que possamos amar ao próximo e para que o próximo também nos ame.

    Amor próprio não é egoísmo, é essencial!
    Parabéns, beijos.

    ResponderExcluir
  25. Beleza não é tudo. Um rosto belo não vem com a garantia e nem fará alguém melhor ou pior do que os outros. O segredo não é ser bonito (a) e sim ser você mesmo (a).

    ResponderExcluir
  26. Beleza não é tudo na vida, o que importa é a sua ess~ecia, e achei vc linda em todas fases!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Oie! Gostei do seu comentário sobre isso, hoje em dia temos muitas influências que estão longe de serem alcançadas por pessoas "normais". Isso frustra algumas pessoas, desmotiva e joga a estima lá no chão, muitas vezes. Concordo contigo na questão da aceitação, é o passo fundamental para que a pessoa se ame, se conheça e entenda que todos somos seres com imperfeições que podem ser melhoradas ou não, fazer o que! rsrs. òtima reflexão. bjs nanimoreira.wordpress.com

    ResponderExcluir
  28. Pra mim influência e muito.
    Não estou satisfeita com meu corpo e minha mente tbm não ajuda.
    Amo comer. Mas não quero continuar engordando.
    Confuso né?
    Mas te achei linda. Assim como conheço outras garotas lindas do jeito que são. E são super felizes assim, sinto até certa invejinha pois queria ser feliz do jeito que sou.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Acho que para ser feliz primeiramente temos que nos aceitar. Quando eu não me aceitava, não conseguia nem sair na rua ou falar com desconhecidos, pois não me sentia bem.

    ResponderExcluir
  30. Se aceitar para ser feliz !
    Mulher,você ficou linda em todas as frases .
    Eu amei esse post ,ficou ótimo .
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Acho que tem haver sim, se a pessoa não gosta do seu corpo como está, ela não vai estar feliz, e se aceitar deixa a pessoa muito mais atraente e confiante

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pelo post! Realmente a aparência tem tudo haver com a felicidade, pois se não se sentimos bem com o nosso aspecto físico ficamos tristes.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  33. Minha aparencia nunca me incomodou muito, além de que eu era refém da chapinha, mas aprendi a mar meus cachos e hoje em dia não ligo muito para essas coisas, resolvi me amar e sou muito mais feliz assim!

    Bjs

    ResponderExcluir