Livro | Marie Kondo - A Mágica da Arrumação - Como organizar por categoria? (P.01)

Oi, gente!
Demorou, mas saiu.
Post sobre o 3º capítulo do livro A Mágica da Arrumação.
(Se você ainda não leu os outros posts pode clicar aqui: Introdução, Motivos da Desorganização e Descarte)


Logo no início desse capítulo, a Marie explica que você não vai precisar seguir nenhuma teoria complexa ou atingir números mínimos, seu guia será sua intuição e você apenas deve seguir a ordem correta do descarte.
Essa ordem é: Roupas > Livros > Documentos > Itens Variados > Artigos de Valor Sentimental.
No primeiro momento iremos fazer o descarte das roupas. Ela indica separar em subcategorias para que fique mais fácil o trabalho:
- Blusas (camisas, suéteres, etc)
- Partes de baixo (calças, saias, shorts, etc)
- Roupas de pendurar (blazers, casacos, ternos, etc)
- Meias
- Roupas íntimas
- Bolsas
- Acessórios (lenços, cintos, chapéus, etc)
- Roupas para ocasiões específicas (biquínis, uniformes, etc)
- Sapatos

Lembrando sempre que o ponto mais importante é decidir o que manter e, não o que descartar. Pense sempre em quais peças vão te trazer alegria se continuarem em sua vida.

Destralhando as roupas:
Espalhe no chão todas as peças de roupa que houver em casa
Nesse ponto ela deixa claro que TODAS as peças. Então, olhe cabideiros, cesto de roupa suja, máquina de lavar, varal e outros tantos lugares onde suas peças possam estar.
Ao juntar todas as roupas que tem, as pessoas costumam ficar impressionadas.
Uma dica: comece a destralhar as roupas pela estação seguinte, isso evita a sensação de não ter o que vestir amanhã.
"Não tenha medo de ficar sem ter o que vestir. Pode parecer que você descartou coisas demais; contudo, se lhe restarem as roupas de que realmente gosta, você terá ficado com a quantidade de que precisa."

Roupas de usar em casa: a autora deixa claro algo que muitas vezes não pensamos: porque ficar mal vestido em casa? Ou com uma peça rasgada? Temos que pensar que nossos momentos em casa e de lazer são preciosos e não devem ser menosprezados apenas porque ninguém vai nos ver.

Arrumando as roupas:
Existem duas maneiras de guardar roupas: pendurá-las em cabides ou dobrá-las e colocá-las em gavetas.  Geralmente criamos o hábito de pendurar nossas roupas, simplesmente porque fica mais fácil e de melhor visualização. Mas, isso é porque não conhecemos o método dela. É incrível. Mesmo. Inclusive, meu próximo post será mostrando o resultado do meu descarte das roupas e como arrumei meu guarda-roupa depois disso. Incluindo um vídeo ensinando como dobrar as roupas. Gente, é sério! A maneira como ela ensinou a dobrar e guardar as peças, mudou minha forma de escolher minhas roupas.
O maior benefício de dobrar as peças, segundo a Marie, é que dessa forma manuseamos todas elas e acabamos por energizá-las. Nesse processo temos a oportunidade de examiná-las uma a uma, avaliando o seu estado, se está com machas, furinhos ou qualquer outro dano, além de pensarmos sobre nossos sentimentos em relação a elas.

A melhor maneira de dobrar para conseguir a aparência perfeita:
Nessa parte fica um pouco mais difícil de explicar, então precisamos nos concentrar para visualizar o processo, rs. A meta é organizar as peças da gaveta de forma em que se consiga ver onde se encontram todas as peças com um simples passar de olhos. E aí está o segredo do método KonMari: arrumar na vertical e não na horizontal.
O objetivo é deixar cada peça no formato de um retângulo liso. Cada peça tem um ponto "secreto" que a deixa na forma ideal. 

Organizando as peças:
Segundo Marie Kondo, existem dois motivos para a desorganização do guarda-roupa:
  1. Ele está cheio demais - a maioria das pessoas tem mais do que precisa.
  2. Falta de informação - as pessoas simplesmente não sabem organizar as roupas em cabides. Para esse caso, aprendemos no livro, que a regra básica é pendurar roupas da mesma categoria lado a lado, dividindo o espaço em seções de blazers, vestidos, etc. O correto também é posicionar as roupas para a direita: pendure peças pesadas no lado esquerdo e as mais leves no lado direito do armário. 
Na categoria de peças pesadas, devemos incluir as mais compridas, de tecidos mais pesados e mais escuras. Quanto mais para direita, mais curtas, claras e leves elas devem ser.



Meu próximo post será relatando minha experiência pessoal de destralhe e organização do guarda-roupa.




Até breve,
Fran Scandolara

Comentários

  1. Não conhecia esse método, mas achei muito legal! Eu dobro minhas roupas no estilo que elas vem em algumas lojas de roupas. Não chega a ser exatamente da mesma forma que o modo japonês, mas o resultado é parecido haha. Mas, com certeza eu tenho que fazer essa sessão do desapega, só que dá um pouco de preguiça haha, acabei de arrumar meu guarda-roupa, vou esperar um pouco mais pra isso rs.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei o post já vou ler os outros. Acabei de comprar um guarda roupa e estava mesmo precisando me organizar, vai me ajudar e muito. Bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse livro. Na primeira vez que li, dei uma geral no meu quarto que fez uma diferença... Na segunda, consegui tirar ainda mais coisas e tá cada vez mais fácil definir meu estilo, encontrar minhas coisas... Organização é vida! ♥

    Beijos,
    Tati Souza
    www.tatisouza.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi! esse post é ótimo pra mim pq apesar de amar uma arrumação, eu morro de preguiça haushaus e eu tenho dificuldade de desapegar também. Então vou tentar seguir essas dicas ;)

    bjs https://devaneiosdeslocados.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran! Conhecia o livro, mas nunca li, apesar de ter muitaaaa vontade de ler! Descobri com esse post sobre o 3° capitulo que talvez eu não esteja pronta pra esse livro ainda haushaus, sou muito acumuladora com roupas, sério!

    Peixinhos, Gabbe!
    Talo de Maçã

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu sempre quis ler esse livro, os métodos que ela apresenta parecem ser bem diferentes e eu simplesmente preciso de uma ajuda nesse departamento. Obrigada por compartilhar com a gente!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  7. Eu já ouvi falar desse livro, mas confesso que não é bem estilo. Eu costumo fazer limpas e organizações "maiores!" uma vez por mês, e do jeito que eu faço funciona. Ouvi dizer que tem alguns exercícios nele meio engraçados tipo "abrace tal coisa" e eu ia acabar caindo na risada se tivesse que fazer isso haha. De qualquer forma, fico feliz que ele esteja te ajudando a se organizar :D boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Não sou tão organizada e não tinha ouvido falar desse livro antes, mas espero poder lê-lo logo!

    www.entregalaxiasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já tem um tempo que eu quero ler esse livro, percebi que eu fiz essa arrumação ontem e nem tinha me tocado kkkk Ontem fiz uma boooooa limpa nas minhas roupas. Adorei sua indicação de livros e sua ideia de fazer a indicação por partes!

    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
  10. Já li resenhas desse livro, mas amei a sua. Gostei de como mostrou as dicas e o tema, li e são dicas que vou seguir.
    Pra mim o descarte é o mais tranquilo, mas usar o que deixo é mais difícil pq esqueço do que deixei, rsrrs.
    www.arquivodamoda.com

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Não conhecia o livro ,mas já gostei dele . Os métodos são ótimos e sua resenha ficou muito boa !

    ResponderExcluir
  12. Adorei a postagem e será de muita utilização. Importante seria ter esse livro aqui comigo porque preciso urgentemente de um espirito da arrumação urgentemente!

    ResponderExcluir
  13. Olha eu admito que hoje em dia sou super desencanada com essa coisa de arrumação e do que doar/jogar fora...eu uma vez li que se você não usa uma peça de roupa mais de 2x em 6 meses então pode doar porque ela não fará falta pra você e pra mim dá super certo... gostei de saber sobre esse livro ^^

    ResponderExcluir
  14. A ideologia da Marie Kondo é muito boa, porém eu confesso que amo roupas e sempre encontro um espacinho para uma peça nova... kkkk... De tempos em tempos limpo o armário e me desfaço do que não uso, mas deveria fazer com mais frequência. Vou ler com carinho os seus outros posts e aprender um pouco mais e quem sabe pôr em prática. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  15. Eu definitivamente preciso disso! Sou a bagunça em pessoa Ç.Ç tenho mta dificuldade de manter td no lugar.

    ResponderExcluir
  16. Isso mesmo, na verdade sempre faço essa limpeza nos guarda roupas aqui em casa, bom que sobra espaço e dá pra comprar mais kkkk

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de artigos, reportagens e livros de organização! *-* gosto muuuoto de deixar as coisas arrumadinhas, sou muito perfeccionista e vou atrás desse livro <3 ótimo post! Beijocas! ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
  18. Eu já tinha visto algumas postagens sobre esse livro e me interesso cada vez maispor ele! Vou tentar reorganizar o meu guarda-roupa!
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  19. Preciso muito fazer uma organização nas minhas coisas, URGENTE!

    ResponderExcluir
  20. Ainda não conhecia o livro, mas é bem interessante. Eu amo organização, mas nunca consigo segui-lá, hehe :( Seu post tá incrível! Amei!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Queridinhas dos Seguidores

Compras x Destralhe | Setembro 2.018

Favoritos do Youtube | Setembro 2.018

Livro | Anjo da Escuridão - Sidney Sheldon