12 | Quando o barato sai caro...

Oi, gente!
Esses dias estava pensando e cheguei a seguinte reflexão: O que é realmente economia no nosso bolso?



Não sei se também acontece com vocês, mas muuuuuuuitas vezes eu sinto dificuldade em identificar se um serviço ou produto vale o preço que estão cobrando realmente. Preços baixos ainda me encantam quando estou procurando algum produto. Acabo me deixando levar muitas vezes apenas pelo preço e comprando o que eu preciso, mas com pouca qualidade.
Cheguei a conclusão (que pra muitos de vocês vai ser bem óbvia) de que economizar sem critério pode me fazer perder mais dinheiro.
Estou procurando evitar cometer esse erro e em partes já consegui, se considerarmos que antes eu comprava por impulso coisas que estavam em promoção. Agora a dificuldade é outra: eu sei o que eu preciso, porém me deixo levar pelo preço, sem prestar tanta atenção na qualidade.
Tenho essa péssima mania com roupas. Às vezes vou pelo preço, mas a peça não dura nada. Sendo que se eu investisse um pouquinho mais de dinheiro, teria uma peça que a longo prazo valeria o valor pago.

Pesquisando na nossa querida internet, encontrei exemplos de quando o barato pode nos sair caro:

  1. Comprar produtos de baixa qualidade - é basicamente sobre o que eu falei das roupas, rs. É importante observar quanto tempo o objeto vai durar. Ter que comprar 4x o mesmo produto no ano, sendo que poderia ter comprado 1 que duraria o ano inteiro, não é nada vantajoso...
  2. Comprar sem usar - produtos em liquidação que já possui vários em casa, roupas de tamanho diferentes do seu pensando em emagrecer ou ajustar depois... Dinheiro jogado fora.
  3. Não fazer manutenção da casa ou do carro - geralmente fazer aquela "gambiarra temporária" só aumenta os prejuízos no futuro.
  4. Fechar pacotes anuais - a menos que você tenha certeza que vai utilizar, esse é um bom exemplo de dinheiro jogado fora. Fica aqui o exemplo do pacote anual da academia. Aquele que você acaba indo apenas três meses...
Esse post é mais para trazer essa reflexão e saber como vocês lidam com esse assunto... Até que ponto vale economizar? O que realmente vale a pena ser comprado por um preço mais baixo? E por um preço mais alto?

Help! kkk

Até breve,
Fran Scandolara

4 comentários:

  1. Olá Fran tudo bom? então eu sempre penso nisso eu prefiro pagar sempre um pouco a mais sabendo que não ter que ficar gastando sempre com o mesmo produto eu aplico isso em questão de maquiagem e produtos de beleza.
    http://blogdenisebarbosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom né!
      Eu tento me esforçar pra ver sempre o custo x benefício a longo prazo. Mas algumas vezes aquele precinho mais baixo acabam me tentando.

      Excluir
  2. Fran, para evitar essas coisas eu pesquiso antes de comprar, especialmente itens como maquiagem, roupas e sapatos. Prefiro gastar mais e ter algo de qualidade que vai durar do que gastar menos. Além disso, coloquei um número máximo do que eu "posso ter" no armário. Funcionou super, porque pra um item entrar, outro tem que sair e aí eu penso 10x antes de comprar alguma coisa (porque sei que outra vai ter ir pra doação).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, Carol!
      Isso de só entrar algum item quando outro sai é muito bom. Evita que a gente fique guardando aquelas mil peças de roupas que já estão até velhinhas né.

      Excluir