10 | Profissão Consultora de Viagens

Oi, gente!
Acredito que nunca tenha falado aqui no blog, mas sou Consultora de Viagens e atuo no mercado de trabalho.
Muitas pessoas pensam que essa profissão é puro glamour, muitas viagens de graça, muitos eventos, rs #sqn

Resolvi escrever esse post, para dar algumas dicas para quem pretende ingressar nesse mundo do turismo.
Um consultor de viagens nada mais é que o velho agente de viagens, porém com a globalização e a internet a toda, precisamos nos reinventar e passarmos de mero vendedores para consultores, profissionais que conhecem os destinos e sabem identificar quais os desejos e possibilidades dos clientes.
A partir dessa identificação, o consultor pode apresentar ao cliente os destinos mais adequados, bem como o que fazer, onde comer, dicas sobre as particularidades da região, entre muitas outras informações.

Preciso ter faculdade?
Não, infelizmente não. É claro que a faculdade de Turismo é um diferencial (Eu, por exemplo, sou turismóloga formada e aprendi muito com a faculdade), porém se o funcionário for esforçado aprende em poucos meses a rotina de trabalho de uma agência e toda a terminologia envolvida.

Preciso falar inglês?
Também é um diferencial. Mas se souber o básico da língua já é o suficiente, visto que na grande maioria das vezes quem faz o contato com os hotéis, receptivos, etc é a operadora de turismo e não você.

Vou viajar o mundo de graça?
Bem que eu gostaria kkk Mas não vai, muito menos de graça. Algumas vezes durante o ano aparecem alguns famturs (viagens custeadas pelas operadoras de turismo, com o objetivo de levar os consultores de viagens inloco para que conheçam melhor os hotéis e atrativos do destino). Mas, você ser convidado ou não vai depender de alguns fatores: tamanho da agência, representatividade de vendas com a operadora, e, principalmente se seu chefe vai liberar alguma para você ir.

A rotina de trabalho é igual a de um escritório?
Sim e não. Você basicamente vai trabalhar com o computador e o telefone o dia inteiro. Mas as tarefas são dinâmicas. É importante gostar de ter contato com as pessoas. Você vai cotar viagens desde o interior do seu estado até para a China, no mesmo dia.

Qual a média salarial?
Também vai depender do tamanho da agência, da cidade... A maioria das agências trabalha com um salário fixo + comissão sobre suas vendas. Algumas estabelecem uma meta inicial para depois começar a pagar comissão. É bem variável de uma região para outra. Mas dentro do meu círculo de amigos consultores, a média salarial é de R$ 1.200,00 + comissões (que variam muito!).

Vocês tem alguma dúvida? Podem me mandar nos comentários!
Se quiserem alguma cotação também kkk

Até breve,
Fran Scandolara



6 comentários:

  1. Sempre tive a curiosidade de saber como era trabalhar com turismo, e adorei saber, pena que vocês não ganham viagens.

    ResponderExcluir
  2. Vendo por esse lado da dinâmica parece ser uma profissão bem interessante. Quer dizer, eu sempre achei interessante porque adoro viagens em geral ahsudaihdua, mas me chamou atenção o fato de cotar uma viagem pro interior do estado e pra China, por exemplo. Sobre as "viagens de graça", uma parente já foi pra Portugal só pra conhecer e poder dar informações aos clientes hueihe, acho que é questão de tempo para aparecer viagens também, apesar de não ser tão frequente e, como tu disse, depender de vários fatores. Uma coisa que eu sempre quis saber, os preços/pacotes são diferenciados por vocês trabalharem em agência?

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito legal saber um pouco mais sobre essa profissão. Confesso que também achava que viajavam muito de graça.rsrs Você mostrou como é a realidade né. Bom também para quem pretende ingressar na área ler o seu post, muito esclarecedor.
    bjs
    www.simplesmenteciana.com

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Achei esse post incrível! Realmente as pessoas acham que é só glamur, mas realmente não é. Eu já tive vontade de ser uma consultora de viajens, mas acabei deixando a ideia de lado.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Ai, é igual quando pensam que quem trabalha em aeroporto ganha passagem aérea, né? É difícil a gente ganhar alguma coisa nesse mundo profissional, muitos mal pagam o salário base.
    Achei super legal o post contando um pouquinho do seu dia a dia como consultora, é sempre interessante ficar sabendo de algo novo. Rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Também sou turismóloga! hahaha Porém desisti do turismo (não é uma área fácil, né?), mas trabalhei durante 8 anos entre hotelaria, agência de eventos, reservas e consultora de viagens, que foi a que mais me identifiquei, apesar de não ter um perfil comercial. Te desejo muito sucesso e muitos famtours! haha
    Beijos
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir