Presentes e minimalismo

Oi, gente!
É só pra mim ou o ano passou voando pra todo mundo?
Já estamos quase no Natal mais uma vez e com aquela velha questão de "ter" que dar presentes...


Antes mesmo de me interessar pelo mundo minimalista, sempre procurei dar presentes úteis para as pessoas. Mas, depois que comecei a praticar o minimalismo, isso ficou cada vez mais evidente. Eu ainda amo dar e receber presentes, mas gosto de utilidade. Quantas vezes recebemos aquela lembrancinha e ficamos pensando para que vamos usar? Ou então, onde vou colocar isso na minha casa? É tão ruim... Então, porque fazer isso com as pessoas que presenteamos?
O minimalismo nos ensina a ficar somente com as coisas materiais que nos trazem alegria e tenham utilidade em nossas vidas. Muitas vezes, melhor do que presentear alguém em datas comemorativas é encontrar aquele presente que é a cara da pessoa e presentear, mesmo que em uma data qualquer. Qualquer dia é um bom dia para demonstrar que você se importa com alguém.
Mas, se você faz questão de dar algum presente em datas festivas, vou sugerir algumas opções, que acredito que sejam interessantes e que eu ficaria feliz em receber. A ideia principal é presentear com experiências, não com objetos.

  • Vale massagem
  • Passagens de avião
  • Vale jantar (naquele restaurante que a pessoa ama ou até mesmo um jantar feito por você)
  • Ingresso de show
  • Comidinhas feitas por você
  • Presentes feitos por você (que tenham a cara da pessoa)

Isso são coisas que podemos fazer com as pessoas. São experiências que demonstram que nos importamos com elas. Se você tem intimidade com a pessoa, vale perguntar diretamente o que ela está precisando e assim dar um presente que seja útil para ela.
 
E como deixar claro aos nossos amigos que não queremos ganhar lembrancinhas pra deixar no fundo da gaveta? Acredito que a melhor maneira é deixar claro para eles que não precisamos de mais nada material, ou então, que precisamos de coisas x, y, z, deixar especificado.

O mais importante: não espere por datas especiais para demonstrar que você se importa com alguém.
Mostre para os seus amigos que prefere experiências, presença no lugar de presentes materiais.
Essas atitudes permitem que você estreite sua relação com as pessoas que são importantes para você e que você leve uma vida com mais significado.

Até breve,
Fran Scandolara

Queridinhas dos Seguidores

Os 7 R's da Moda Sustentável

Minha descoberta na loja Toque a Campainha

Alongamento de cílios: eu testei e conto tudo aqui