Marie Kondo - A Mágica da Arrumação - Porque não consigo manter minha casa organizada?

Oi, gente!
Vamos então ao segundo post desta série sobre o livro A mágica da arruamção da Marie Kondo.

Durante o livro a autora nos faz refletir sobre várias questões. Ela cita, por exemplo:
"Alimentação, roupas e abrigo são necessidades humanas básicas, então o aspecto do lugar onde moramos deveria ser considerado tão importante quanto o que comemos ou vestimos."
 A partir desse ponto, começamos a pensar quantas vezes deixamos nosso lar, nosso espaço de descanso e ambiente familiar, se transformar em um caos por não conseguirmos organizá-lo de maneira prática e eficiente... Arrumamos tudo em um dia e no outro parece que nosso esforço foi em vão.
Entretanto, a desorganização da casa não demonstra a falta de habilidade para organização. Na maioria das vezes a desorganização serve para nos distrair do verdadeiro motivo da desordem. Problemas financeiros, de auto-estima, com a família... É como se a bagunça fosse uma bolha imaginária que te separa desses problemas e tira sua atenção, pelo menos temporariamente, do que você realmente deveria estar preocupado.

E quando pensamos que estamos organizando a casa, estamos apenas guardando as coisas, sem pensar muito sobre elas. Organizar, segundo o método KonMari, envolve basicamente duas ações: decidir se vai ou não jogar algo fora, e depois definir onde guardá-lo.
Por isso a importância de separar os itens por categorias e não por localização. É a maneira mais eficiente de descobrir quantas coisas temos e se realmente precisamos de todas elas.

O próximo post tratará sobre as categorias e a ordem ideal para começar o descarte.

Até breve,
Fran Scandolara

Queridinhas dos Seguidores

Desafio Pessoal: 14 peças, 14 dias

Projeto: Reeducando a Mente

Aparência x Felicidade - Qual a relação?