Organização | Como manter o foco?

Oi, gente!
Sabe aquela dificuldade de manter o foco em alguma atividade? Pois é...

Quantas milhões de vezes estou realizando alguma atividade e surge do nada aquele ideia maravilhosa. O que eu faço? Começo inconscientemente a pesquisar sobre o assunto e quando vejo aquela atividade lá do começo ficou lá, parada.
Pensando nisso, comecei a aplicar alguns métodos na minha rotina e por enquanto tem dado bons resultados.


  •  Listas: amo! Já era um hábito antigo, mas percebi o quanto elas são fundamentais para melhorar minha organização e por consequência minha produtividade. No final da noite ou logo pela manhã, faça uma lista de coisas que você gostaria/precisa fazer em casa, no trabalho, etc. É maravilhoso ir olhando a lista e ver que está cumprindo tudo o que precisa.
  • Infelizmente não conseguimos fazer tudo de uma vez. Não adianta tentar abraçar o mundo... Ao perceber que não vai dar conta, o único sentimento que vai restar é o de frustração. Seja realista com seus horários e desempenho em cada função. Não se comprometa com muitas coisas ao mesmo tempo, você acabará sobrecarregado.
  • Mais uma vez aqui no blog: estabeleça prioridades. Não adianta, isso é necessário. As prioridades fazer com que a gente saiba o que precisa ser feito primeiro e com mais atenção, e é extremamente necessário pensarmos nisso. Para alcançarmos nossas metas, infelizmente teremos que abrir mão de algumas outras coisas pelo caminho. Sabendo quais são nossas prioridades, essas decisões se tornam menos difíceis.
  • Saiba isolar suas preocupações. Sabe aquele problema que não foi resolvido lá em casa? Então, se ele não pode ser resolvido no momento, não adianta ficar pensando nele enquanto está fazendo algo no trabalho. Precisamos aprender a isolar as preocupações. Quanto antes terminarmos o que estamos fazendo agora, mais cedo poderemos resolver os outros problemas. Uma preocupação de cada vez.

Resumindo, planejamento é a chave para que consigamos manter o foco no que precisa ser realizado.
É aquele lema: um passo de cada vez.

Até breve,
Fran Scandolara




6 comentários:

  1. Eu gosto das listas. Ouvir música calma também me ajuda a manter o foco e faço uma tarefa de cada vez. Boas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Música me atrapalha kkk Eu começo a cantar e esqueço da vida

      Excluir
  2. Também amo listas, mas sempre me atrapalho porque tento fazer tudo de uma vez! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é... O ideal é tentar aos poucos. Desmembrar uma tarefa grande em várias pequenas também pode ajudar!

      Excluir