Chega de procrastinar!

Oi, gente!
Sabe aquela mania de ficar deixando as coisas para depois? Pois, é... Eu sofro disso. E acredito que muitos de vocês ao lerem esse post também vão se identificar.



Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.
Ou seja, dar desculpas para si mesmo para não resolver algo no momento. Por exemplo: "Ah, hoje não vou ligar no escritório resolver essa pendência porque tenho muita coisa pra fazer..." ou então: "Ah, eu faço isso rapidinho, mas depois..."
Já fiz isso diversas vezes, porém a cada dia que passo vejo como esse tipo de atitude me atrapalha. Não gosto de trabalhar/funcionar sob pressão, mas quando você fica procrastinando é o que acaba acontecendo no final: resolver tudo na última hora. O verdadeiro ou vai ou racha.
Pensando nisso, percebi que o problema no fundo desse tipo de atitude é a falta de prioridade (Já falei sobre como é importante priorizar as atividades no post 'Como ter um dia mais produtivo?')
E, realmente, isso é um fato! Se não definimos nossas prioridades, acabamos rodando em círculos e não saindo do lugar. E no fundo, todos nós temos nossas prioridades, mesmo que nunca tenhamos parado para avaliá-las. Elas podem ser de forma abrangente: seu relacionamento, sua carreira, seus estudos, seu carro, sua vida financeira, sua casa... Mas com tantas possibilidades fica bem difícil conciliar tudo.

A ideia a ser colocada em pratica é não focar apenas em uma atividade e esquecer todas as outras, mas sim dividir o seu tempo de uma maneira que todas tenham suas demandas atendidas. Para isso, aos poucos estou reeducando minha mente.
A primeira coisa que faço é colocar na cabeça que preciso realizar tal atividade - por mais difícil, chata ou estressante que ela seja - não podendo deitar para outro dia. Desde que comecei, percebi que muitas vezes termino a atividade antes do tempo que pensei que ela levaria.
Outro ponto que tem me ajudado é fazer a famosa checklist do que preciso fazer. Parece perda de tempo, colocar no papel (ou no celular, computador, onde for) o que precisamos fazer, mas na verdade, é uma ferramenta que otimiza nosso tempo. O que coloco na lista basicamente é:

O que preciso fazer? >>>> Quando preciso fazer?

E me esforçar para não deixar nada que está na lista passar do prazo.
Experimentem e vejam como isso é satisfatório, ir checando a lista e vendo que conseguiu realizar tudo o que precisava.

Sabe aquela velha frase: "Porque fazer hoje o que posso fazer amanhã"? Pois, bem. Vamos mudar o lema para: "Faça hoje e amanhã você estará de folga".

Até breve,
Fran Scandolara

Queridinhas dos Seguidores

Desafio Pessoal: 14 peças, 14 dias

Projeto: Reeducando a Mente

Aparência x Felicidade - Qual a relação?